Utentes

Nova Clínica Ribeiro-Barraquer » Centro de excelência oftalmológico abre no Porto

Vera Mota

A criação no Porto de um centro de excelência de prestação de serviços, articulado com outros centros oftamológicos avançados de prestação de serviços, investigação e formação de especialistas, numa lógica de eficiência e especialização, é o objectivo da nova Clínica Oftalmológica Ribeiro-Barraquer, que é inaugurada, dia 28 de Abril.

Situada na zona da Foz, a antiga Clínica Oftalmológica Dr. Rufino Ribeiro passa a beneficiar da contribuição do Centro de Oftalmologia Barraquer, de Barcelona, da Clínica Oftalmológica de Bogotá representada por Carmen Barraquer e da Olinveste, a holding da família Oliveira que detém, entre outros activos, a Riopele.

Refira-se que, tanto a Clínica de Barcelona como a de Bogotá têm contribuído de forma decisiva para o avanço da ciência oftalmológica, sendo pioneiras no desenvolvimento da tecnologia lazer aplicada à visão, no desenvolvimento de lentes intra-oculares para debelar as cataratas, nos transplantes de córneas, etc. Por sua vez, a antiga Clínica Rufino Ribeiro foi responsável, entre outras, pela crição em Portugal do primeiro Banco de Olhos privado.

Representando um investimento de cerca de 18 milhões de euros, a nova Clínica prevê um atendimento de 200 clientes por dia e pretende afirmar-se como um centro de excelência oftalmológica à escala mundial.

A mesma parceria estuda novos investimentos a médio prazo no Algarve e em Angola. No Algarve, o objectivo é a criação de uma centro oftalmológico que possa associar esta área da medicina aos interesses turísticos, oferecendo aos mercados do Norte da Europa a hipótese de realização de tratamentos médicos de tecnologia muito avançada com turismo de alta qualidade.



60 Anos depois...

A “joint venture” agora estabelecida tem a particularidade de juntar, sessenta anos depois, duas das mais destacadas clínicas de oftalmologia a nível mundial, ambas com enorme responsabilidade nos avanços tecnológicos registados nesta área de saúde.

Nos anos cinquenta, o professor Ignácio Barraquer, uma sumidade em questões da visão, viu os seus dois filhos, também médicos oftalmologistas, desenvolver diferentes iniciativas. Um, o Professor Joaquim Barraquer, ficou em Barcelona, onde continuou com o pai o Centro de Oftalmologia Barraquer, um nome que se tornou famoso em todo o mundo. O outro, o Dr. José Barraquer, decidiu ir para Bogotá, onde criou a sua clínica que, também ela, se tornou uma referência mundial em termos oftalmológicos, com uma ligação muito forte ao mercado americano.

Entretanto, no final da 2ª Guerra, Rufino Ribeiro, um então jovem médico, resolveu fazer a sua especialização em Barcelona, com o Profesor Ignácio Barraquer, estabelecendo desde então ligações muito fortes a tudo aquilo que de novo se fazia em Barcelona. Em 1976, com o seu filho Paulo Ribeiro, ele próprio acabado de regressar de Barcelona, onde se tinha também especializado, decidiu criar no Porto a Clínica Oftalmológica Rufino Ribeiro.

Mais recentemente, por necesidades de tratamento, um dos membros da família Oliveira conheceu de perto a eficiência da Clínica de Bogotá. Daí até ao estudo da possibilidade de esta clínica vir a trabalhar em Portugal foi um passo.

A ideia foi-se desenvolvendo e assim se juntam no Porto, sessenta anos depois, nomes dos mais conhecidos do Mundo no campo oftalmológico e especialistas portugueses, num espaço que pretende tornar-se uma referência no campo da Oftalmologia.







Nota: Os Médicos têm que fazer login para pesquisar informação restrita.